segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cotidiano do Moto-Resgate


Inicio da Jornada

O dia de serviço do moto-resgate a partir da saída de casa, pois o moto-socorrista fica responsável por sua moto (AMR) e pelo equipamento de APH conduzido na mesma.

Por conta da preocupação com a regulagem do veiculo e da ciência da moto está em perfeito estado e condição é que cada motociclista fica responsável por sua motocicleta

Isto parte da premissa que cada condutor tem sua forma correta de pilotar a moto, como também a manutenção individual que cada um faz e sem falar ainda da probabilidade de se deparar com uma situação atípica de acidente durante o itinerário até a chegada no quartel, possibilitando uma melhor assistência ao sinistro ou acidente de uma forma geral, até a chegada de uma AR (Auto-Resgate).

A conferencia do material ou check list é imprescindível e dar-se antes de assumir o serviço as 07:30h, verificando os prazos de validade do material, quando necessário repô-lo e procurar a melhor forma de acomodá-lo dentro das bolsas de APH.

Logo após a verificação de todo o material das bolsas faz-se um simples teste de comportamento da motocicleta com o intuito de o condutor ter total controle da VTR, verificando o estado dos pneus, freios, raios, óleo, corrente de comando, luzes, sirenes, combustível, entre outros.

O serviço diário é composto por uma dupla de moto-socorristas e duas AMR's. Cada componente fica responsável também por uma bolsa de APH, denominadas de APH-1 e APH-2, onde uma é o complemento da outra, a APH-1 comporta todo o material de traumas e fraturas e a APH-2 todo o material de vias aéreas. Esse manejo de material facilita e agiliza o atendimento em ocorrências de urgência e emergência.

O serviço de moto-resgate é bastante arriscado, nunca se sabe o que poderá acontecer no trânsito, o piloto dever ser habilidade com a motocicleta, ampla percepção, noção de espaço, acuidade visual em bom estado.

Ao final do dia o moto-resgate agradece a Deus por estar inteiro e satisfeito por mais um dia de dever e missão cumpridos.

Ascom CRAPH
Texto: Sd W. Santos - Moto-Resgate da CRAPH
Foto: Sd Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário