quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Militares da CRAPH participam de Curso de Salvamento Veicular em Guarabira



Encerrou na manhã desta sexta-feira (23) o Curso de Salvamento Veicular realizado pelo 3º Batalhão de Bombeiro Militar em Guarabira.


A 4ª Edição do Curso aconteceu de 19 a 23 de agosto, onde ao término os alunos fizeram uma demonstração operacional do desencarceramento de uma vitima presa nas ferragens de um veiculo.



A Companhia Regional de Atendimento Pré-hospitalar foi representada pelos Soldados Johnata e Valdeci que colocarão em prática todo o conteúdo que foram ministrados nas instruções, no serviço operacional da Companhia.

De acordo com o Major Montezuma, Comandante da CRAPH, esse tipo de capacitação é de grande importância para a Corporação tendo em vista o nível de aprendizado e os valores e conhecimentos agregados ao serviço operacional. Capacitar o profissional para salvar vidas.





Ascom CRAPH
Fotos: Divulgação

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Guarnições da CRAPH atendem a vitimas de acidente com motocicleta na capital

Dois acidente envolvendo motocicletas foi registrado no último final de semana na capital e atendidos por guarnições do Resgate.

Motociclista ficou ferido ao se envolver em acidente com carro na Ilha do Bispo  (Foto: Walter Paparazzo/G1)

A primeira vitima foi no Bairro Ilha do Bispo em João Pessoa na manhã da sexta-feira (23), quando o motociclista colidiu com um veiculo, tendo ferimentos leves e sendo encaminhado pela Guarnição de Resgate ao Hospital de Emergência e Traumas da Capital.

Motociclista causou acidente ao invadir Avenida Epitácio Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/G1)

O segundo foi no Bairro dos Estados na noite do sábado (24), onde uma motociclista trafegava pela Avenida Santa Catarina e ao cruzar a Avenida Epitácio Pessoa não conseguiu frear e só parou ao bater em um táxi, os Moto-socorristas da CRAPH chegaram rapidamente e fizeram os primeiros atendimentos até a chegada do SAMU.


Ascom CRAPH
Fotos: G1 PB

Instruções de manuseabilidade de equipamentos repassadas ao Efetivo da CRAPH


A instrução da última semana foi ministrada pelos Tenentes Antonio e Medeiros às Guarnições que entram de serviço na sede da Companhia Regional de Atendimento Pré-hospitalar, na BR-230, anexo ao Hospital Regional de Traumas da Capital.

Os militares receberam instruções de como utilizar de forma adequada o desencarcerador e a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's). A instrução contou também com a participação do Cabo Uirapurú e do Major Montezuma, Comandante da CRAPH.

Esse trabalho vem sendo realizado semanalmente por Oficiais e praças que possuem cursos nas diversas áreas do conhecimento e repassam para o efetivo de plantão da CRAPH.





Ascom CRAPH
Fotos: Ten Antonio

Major Montezuma se reúne com efetivo da CRAPH para traçar metas do serviço operacional na Capital


O Major Montezuma, Comandante da Companhia Regional de Atendimento Pré-hospitalar, encerrou nesta segunda-feira (19) um ciclo de reuniões com o efetivo da CRAPH como forma de adequar e melhorar os serviços operacionais e administrativos da Unidade.

A primeira reunião foi com os Sub-tenentes e Sargentos, a segunda com os cabos e soldados, a terceira com os motoristas das viaturas operacionais e a última com os  Oficiais que concorrem a escala de CSU-03.

Foram pontuados alguns fatores e assuntos relevantes ao serviço operacional de Resgate, como também as expectativas do novo Comando da Unidade em relação ao serviço e a tropa, sempre valorizando o homem e a excelência dos serviços prestados a comunidade.


Ascom CRAPH

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Guarnições da CRAPH atende a ocorrência de acidente com motocicleta na capital


Um trabalhador da construção civil veio a óbito na tarde desta terça-feira (20) quando descia a ladeira, mais conhecida como "ladeira do timbó" entre os bairros do altiplano e bancários.

De acordo com informações, a vitima estava indo em direção ao trabalho, quando na descida da ladeira a sua motocicleta apresentou um problema mecânico, vindo a perder o controle e colidir em um poste da rede elétrica.

Os Moto-socorristas da Companhia Regional de Atendimento Pré-hospitalar foram os primeiros a chegar no local para ministrar os primeiros atendimentos, mas foi constatado pelo SAMU de que o mesmo teria ido à óbito.

A Tenente Talita Nazário, Comandante do Socorro da CRAPH esteve no local com a Guarnição de ABS para os procedimentos necessários ao caso.



Ascom CRAPH
Fotos: Sgt Semaías

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Resgate atende a duas pessoas feridas em engavetamento na grande João Pessoa

Acidente aconteceu próximo ao Aeroporto Internacional de João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/G1)

O Resgate atendeu na manhã desta segunda-feira (19) a mais um acidente automobilístico, envolvendo três veículos que trafegavam na BR 230 próximo ao viaduto que dá acesso ao Aeroporto Castro Pinto em Bayeux.

A falta de atenção é um dos fatores que leva ao "engavetamento" de veículos tanto nas rodovias federais como em vias públicas. As vitimas não tiveram lesões graves.


Ascom CRAPH
Foto: G1 PB

CRAPH ministra palestra no Centro de Equoterapia da PMPB


O Tenente Antonio, Relações Públicas da Companhia Regional de Atendimento Pré-hospitalar, com o auxilio do Soldado Clayton,  ministraram na última terça-feira (13) palestra no Regimento de Policia Montada da Policia Militar da Paraíba.


O evento foi realizado no Centro de Equoterapia da PMPB, localizado no Parque de exposições no Bairro do Cristo, com o objetivo de repassar para pais, alunos e profissionais (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros e militares) daquela instituição noções básicas de atendimento pré-hospitalar.


Ascom CRAPH
Fotos: Ten Antonio

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Batalhão de Busca e Salvamento premia os vencedores do "Bombeiro de Aço" na capital



Aconteceu na manhã desta sexta-feira (16) no Auditório do SENAC na orla de João Pessoa, a formatura alusiva ao Aniversário do Batalhão de Busca e Salvamento e a entrega das medalhas e premiações dos vencedores da competição “Bombeiro de Aço 2013”.




O primeiro lugar da competição “Bombeiro de Aço” ficou com o Soldado Francisco, pertencente ao Batalhão de Busca e Salvamento, além da medalha de ouro ele ganhou uma televisão de Led de 40 polegadas. O segundo lugar ficou com o Soldado Lima, também do Batalhão de Busca e Salvamento, que além da medalha de prata, levou para casa um computador completo com impressora. Em terceiro lugar ficou para o Cabo Djacy do 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Campina Grande que além da medalha de bronze levou uma televisão de Led de 32 polegadas.

    

O Ex-soldado Bombeiro Marcelo Sales Cavalcante, licenciado das fileiras à pedido, recebeu uma Moção de Agradecimento pelos bons serviços prestados à corporação durante o seu tempo de serviço no BBS.
Autoridades civis e militares receberam a Comenda “Amigo do BBS” como forma de reconhecimento pelas parcerias firmadas entre as instituições, entre os agraciados estão: O Capitão de Fragata Capitão dos Portos da Paraíba, Victor Jerônimo Buarque de Paula; O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac da Paraíba, Marconi Medeiros de Souza, representado pela Sra. Mônica Alves Barros; O Secretário de Juventude, esporte e recreação, Sérgio de Morais Meira; O Presidente da Apcef/PB, Carlos Alberto Ferreira Espinola; E os Srs. Aluilson Vasconcelos da Costa e Gutemberg Fernandes da Silva.


O Coronel Jair Carneiro de Barros, Comandante Geral do CBMPB, agradeceu o desempenho de todos os participantes, parabenizou pelo aniversário do Batalhão de Busca e Salvamento, e enalteceu a importância desse tipo de competição para a integração dos Batalhões e Companhias Bombeiro participantes.



Participaram também do evento O Major Saulo, Comandante do Batalhão de Bombeiros de Patos, o Major Montezuma, Comandante da Companhia Regional de Atendimento Pré-hospitalar, o Major Paiva Neto da Diretoria de Apoio Logístico, a Major Sabrina, chefe do Departamento de Educação Física do CBMPB e o Major Barros, representando o Coronel Euller de Assis Chaves, Comandante da Policia Militar da Paraiba. Ao final da solenidade foi oferecido aos presentes um coquetel de confraternização.




  
 



Ascom CRAPH
Fotos: 1º Sgt Semaías

Grávida sofre acidente de moto e Resgate é acionado por guarnição da PM

Grávida de 6 meses foi derrubada da moto por táxi; socorro chegou em seguida e ela passa bem, afirma Polícia. (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Mais um acidente envolvendo motocicleta foi registrado nesta quinta-feira (15) em João Pessoa. Dessa vez foi com uma mulher grávida que era conduzida na garupa de uma moto.

Segundo com o irmão da vitima que conduzia a moto, eles faziam o contorno na Lagoa do Parque Solon de Lucena quando um taxista encostou no seu retrovisor, vindo a desestabilizar a moto e cair.

O Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado por uma Guarnição da Policia Militar, que passava no local do acidente.

Foto: G1 PB

Resgate atende a vitima de acidente com motocicleta na capital

Uma mulher ficou ferida após um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro nesta quinta-feira (15) em João Pessoa. Segundo o sargento Lavor, do Corpo de Bombeiros, a mulher conduzia a moto na BR-230, próximo à UFPB, e reduziu a velocidade, quando o carro que vinha atrás bateu na traseira. Ela teve escoriações e machucou a cabeça. Em seguida, foi levada para o Hospital de Trauma de João Pessoa. (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um veiculo bateu na traseira de uma motocicleta conduzida por uma mulher na tarde desta quinta-feira (15) em João Pessoa.

O acidente aconteceu próximo à UFPB, quando segundo informações, a condutora da motocicleta reduziu a velocidade e o carro que vinha atrás colidiu. A vitima teve escoriações e foi levada pela Guarnição do Resgate para o Hospital de Emergência e Traumas da Capital.

Foto: G1 PB

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Oficial da CRAPH realiza treinamento com as Guarnições de Serviço



Todas as semanas o Oficial de Serviço Operacional da CRAPH, realiza um treinamento com as Guarnições que entram de serviço.

Nessa segunda-feira (12) o Tenente Medeiros abordadou temas como: Atendimento Pré-hospitalar para fraturas abertas (expostas) e fechadas de fêmur e pelve.

O treinamento tem como objetivo, abordar assuntos que podem acontecer em ocorrências deixando as guarnições preparadas para situações adversas ao serviço.


Ascom CRAPH
Fotos: Ten Antonio

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Resgate atende à vitima de atropelamento em João Pessoa

Homem com fratura exposta foi socorrido pelos Bombeiros  (Foto: Walter Paparazzo/G1)

No inicio da tarde desta terça-feira (13) um homem de 53 anos foi atropelado por uma motocicleta no Bairro José Américo na capital. A vitima tentava atravessar a via, quando foi atingido pela moto.

As Guarnições de Moto-socorristas e Resgate chegaram rapidamente e realizaram os primeiros atendimentos ainda no local, sendo transportado em seguida para o Hospital de Emergência e Traumas de João Pessoa com uma fratura na perna.

Ascom CRAPH
Foto: G1 Pb

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Capotamento: Vítimas são atendidas por Guarnições de Resgate em João Pessoa

Uma das vítimas fraturou a perna e foi removida pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Trauma de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)



Carro capota e deixa três pessoas feridas no inicio da tarde desta segunda-feira (12) na PB 008 próximo ao Centro de Convenções.
Carro despencou no barranco após tomar 'fechada' na PB-008, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
De acordo com as primeiras informações o veículo trafegava na rodovia quando perdeu o controle, caindo no barranco.

As vitimas foram atendidas pelas Guarnições de Resgate e Moto-resgate da Companhia Regional de Atendimento Pré-hospitalar e encaminhadas para o Hospital de Emergência e Traumas de João Pessoa, uma com um ferimento no fêmur e o condutor com um corte no supercílio.


Ascom CRAPH
Fotos: G1 PB

domingo, 11 de agosto de 2013

Moto-resgate realiza atendimento à vitima por ferimento no centro de João Pessoa

Corpo de Bombeiros ajudou no socorro da vítima (Foto: Walter Paparazzo/G1)

No iniciou da tarde desta sexta-feira (9) um homem foi ferido com um pedaço de madeira no centro da capital por uma mulher, que segundo as primeiras informações, é moradora de rua.

De acordo com a agressora, ela teria agido em legitima defesa. A vitima foi atendida pelas Guarnições de Moto-Resgate da CRAPH, e logo em seguida conduzido para o Hospital de Emergência e Traumas de João Pessoa.


Ascom CRAPH
Foto: G1 PB

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CRAPH realiza treinamento com as Guarnições de Resgate



A Companhia de Atendimento Pré-hospitalar realiza todas as segundas, treinamento com as Guarnições de Serviço com os equipamentos utilizados no atendimento às vitimas.

O último treinamento foi sobre a montagem da maca sked e nós e amarrações. Sempre sobre a orientação dos Tenentes Antonio e Medeiros, tem como objetivo relembrar alguns procedimentos utilizados diariamente pelas Guarnições de Serviço.


Ascom CRAPH
Fotos: Ten Antonio

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Colisão entre veículos: Vitima é retirada das ferragens pelo Resgate na região metropolitana de João Pessoa

Colisão frontal deixou nove pessoas feridas em Santa Rita na noite desta segunda-feira (5) (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Uma colisão frontal entre dois veículos resultou em vários feridos, entre eles, um dos motoristas que ficou preso as ferragens e foi retirado pelo Corpo de Bombeiros.

O acidente aconteceu no inicio da noite desta segunda-feira (05) em Várzea Nova, Município de Santa Rita mobilizando equipes de Busca e Salvamento, Resgate e SAMU.

O condutor que ficou preso as ferragens foi retirado pelas Guarnições do Corpo de Bombeiros e levado pelo Resgate da Companhia Regional de Atendimento Pré-Hospitalar ao Hospital de Emergência e Traumas da Capital.


Ascom CRAPH
Foto: G1 Pb

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Corpo de Bombeiros participa da prevenção na Festa das Neves




O Corpo de Bombeiros participou nesta quinta-feira (01) da primeira noite da "Festa das Neves" no centro do capital.

O Major Montezuma, Comandante da Companhia Regional de Atendimento Pré-hospitalar, juntamente com o Tenente-Coronel Tiago, chefiaram as guarnições do Resgate e Moto-socorristas que fizeram a prevenção.

A primeira noite foi considerada tranquila. De acordo com o Major Montezuma, esse é o objetivo principal da prevenção realizada no evento, levar tranquilidade para as pessoas que frequentam a Festa das Neves.


Ascom CRAPH
Fotos: Assessoria de Comunicação da CRAPH


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CRAPH monta esquema especial para a prevenção na "Festa das Neves"



Terá inicio na noite desta quinta-feira (01) a parte profana da tradicional "Festa das Neves" que acontece no centro da Capital Paraibana.

A Companhia Regional de Atendimento Pré-hospitalar montou um esquema especial para as cinco noites de festa, com equipes que irão fazer a prevenção, tanto da parte profana quanto da parte religiosa.

De acordo com o Major Montezuma, Comandante da CRAPH, as Guarnições de Resgate estarão preparadas para qualquer eventualidade, no que diz respeito a parte pré-hospitalar, dando uma maior segurança aos frequentadores dessa festa que a décadas faz parte do calendário religioso e cultural de João Pessoa.


Ascom CRAPH
Fotos: Divulgação